terça-feira, 22 de maio de 2012

Linguagem e Feminismo



            Tivemos duas semanas de intervalo entre as reuniões porque a escola esteve fechada para a Jornada Pedagógica, onde somente os professores e coordenadores participam. O dia foi conturbado e muitas alunas não puderam comparecer, nossa reunião ficou menor, porém não nosso entusiasmo. Em verdade, a conversa iniciou-se fraca e desanimada; quando o grupo é maior sentimos uma energia mais mobilizadora – precisamos retomar com mais força nossa luta.

            O primeiro tópico foi o uso do genérico masculino como o eleito pela norma culta da linguagem – e também dominante – como ferramenta de exclusão da fala feminina principalmente pelos discursos de poder. Ao invisibilizar o gênero feminino, demarcando bem as diferenças nos nomes atribuídos as coisas, apagamos a fala da mulher e suas reivindicações da fala universal.

            Estudamos também como o direito de decidir e, portanto de falar, foi-nos negado durante séculos quando éramos proibidas de nos manifestar publicamente. Além do mais, debatemos as medidas possíveis e as que ainda não foram inventadas para mudarmos isso, afinal, a linguagem, tal qual um líquido, irá se adaptar as mudanças infladas pelo debate.

            Ao universalizarmos nossa dor, poderemos olhar mais atentamente para o que nos constitui como indivíduos. Cada uma de nós multiplicou as possibilidades de vivências no processo de reconstrução de uma linguagem que consiga abarcar o sentido mais amplo de igualdade. Os significados são tantos; precisamos decifrá-los.
 
"Concretizamos o sexismo em dois efeitos fundamentais: o silêncio e o desprezo. Por um lado, o ocultamento das mulheres, nosso silêncio, nossa não existência. Estávamos escondidas detrás dos falsos genéricos: esse masculino que havíamos aprendido na escola, “abarca os dois gêneros”.
Tereza Meana Suárez

Fonte:
http://mulheresrebeldes.blogspot.com.br/2009/04/sexismo-na-linguagem-algumas-notas.html

Um comentário:

  1. Estou discutindo sobre isso agora mesmo. O blog irá gerar vários debates! Gostei ;)

    ResponderExcluir