domingo, 3 de junho de 2012

Uma Outra Imagem


            O tema de hoje foi a imagem da mulher nas mídias. Armadas de muitas revistas direcionadas para o público feminino, espalhamos as imagens pelo chão, todas elas formando um painel de diversos rostos, corpos e dicas para emagrecer. São essas revistas que formam o imaginário social adolescente e que dita regras, ideais, comportamentos e padrões. Não nos encaixamos em nenhum deles.


            Meninas e mulheres são bombardeadas por receitas de bolos, de emagrecer, ser mãe, uma boa esposa, de nos mantermos bem longe dos espaços de poder. Uma mídia capitalista voltada para o consumo de massas, onde os corpos femininos são dilacerados e vendidos juntos com cerveja, fraldas, cosméticos. “Nós somos invisíveis na sociedade”, diz Luiza Erundina. É verdade. Nossas subjetividades são apagadas para dar lugar a uma autoimagem negativa e destrutiva.




            Assistimos o vídeo “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”, produzido em março de 2009 pela Articulação Mulher e Mídia, com o apoio da Secretaria Especial de Política para as Mulheres e debatemos sobre como nossos corpos são usados pelas grandes mídias e de que maneira isso afeta nosso lugar na sociedade e a relação que temos com nós mesmas e com as outras mulheres.


           Contamos com a presença da Tamy, estudante de História na USP, que nos falou sobre como formarmos um grêmio estudantil no Vianna. Ficamos empolgadas com a ideia e vamos conversar com os gestores da escola para agilizar esse projeto tão importante para o protagonismo e o pleno desenvolvimento infantil. :)


Assista o vídeo!
http://vimeo.com/13125905



Um comentário:

  1. Ju, querida, adorei o post! Foi muito especial ter entrado em contato com vc e com essa mulheradinha jovem e guerreira, temos que estreitar nossos laços! Só queria fazer uma correção no texto: não faço parte da Poligremia, mas da LBL e de um outro coletivo pró-gremios!

    Aliás, arrumou o celular? Precisava falar cocê... me liga quando der?

    Beijão!

    ResponderExcluir